Cloud Computing: o que é, para que serve, quais os benefícios e como utilizá-lo.

Quando falamos em Cloud Computing, estamos nos referindo a uma tecnologia que as empresas podem utilizar para tornar os seus processos mais...

Quando falamos em Cloud Computing, estamos nos referindo a uma tecnologia que as empresas podem utilizar para tornar os seus processos mais rápidos, práticos e seguros por acesso remoto, através da nuvem. Ou seja: ela permite que dados importantes sejam acessados de qualquer lugar. Vamos entender um pouco mais sobre isso?

Afinal, o que é Cloud Computing?

É uma transformação profunda na forma que os arquivos são armazenados, os dados processados e os softwares executados. Uma solução que facilita o acesso remoto a diversos tipos de conteúdo. O Cloud Computing é uma tecnologia baseada na internet construída para armazenar dados, programas, arquivos e os mais diversos tipos de recursos e aplicações. Ele também possibilita a conexão rápida e instantânea entre empresas, profissionais e o público consumidor, independente de qual parte do mundo eles estejam.

Ele é capaz de hospedar diversos recursos, programas e informações, sem que haja a necessidade de estar ligado a um computador ou servidor. E para utilizá-lo, não precisa instalar um programa ou software, basta um dispositivo conectado à internet com um navegador.

Não precisa mais perder seus arquivos.

Você consegue lembrar de alguma vez que estava em uma determinada empresa e alguém se desesperou porque um HD queimou e todos os dados e arquivos importantes foram perdidos? Ou de algum momento em que um profissional de TI ou computação foi chamado às pressas para tentar fazer algum backup? Com o Cloud Computing, essa preocupação não precisa existir mais.

Fica tudo na nuvem.

Já parou para pensar que as nuvens não tem uma forma geométrica? Que elas se juntam e se separam o tempo inteiro, a depender das condições climáticas? O conceito de Cloud Computing, que significa computação em nuvem, vem daí, pois dentro dela podem caber dados e arquivos de diversos tamanhos, dependendo apenas da demanda de cada empresa. Dentro desse sistema, dados, aplicativos, arquivos e recursos são disponibilizados para o usuário através de um serviço de internet, dispensando o uso de equipamentos físicos, afinal, fica tudo armazenado num provedor em nuvem, podendo ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar, por qualquer dispositivo.

Como tudo começou?

Não é de agora que os sistemas de armazenamento existem e podemos aqui citar dois exemplos mais recentes: o CD e o Pen-Drive. Só que com a evolução da internet, sobretudo a conexão em banda larga e o 4G/5G, o Cloud Computing foi ganhando tanto espaço que hoje praticamente não ouvimos mais falar em outras formas de armazenar arquivos, inclusive uma boa parte dos equipamentos mais modernos nem conta mais com armazenamento interno.

Para que serve o Cloud Computing?

As diversas utilidades que o Cloud Computing tem podem ser resumidas em uma só: facilitar a rotina, os processos e tudo que envolve o armazenamento de dados da sua empresa. Mas, para que isso aconteça, precisamos entender exatamente tudo o que essa tecnologia consegue proporcionar:

  • Possibilita que diversos arquivos sejam armazenados na nuvem e acessados de forma remota.
  • Serve para o armazenamento de banco de dados, que geralmente demanda uma infraestrutura com grande capacidade de processamento.
  • Sistemas internos desenvolvidos pelas empresas podem ser utilizados na nuvem e terem o seu funcionamento otimizado.
  • Evita a dispersão de informações, reunindo todas elas num único espaço de armazenamento.
  • Pode ter sua capacidade aumentada ou diminuída de acordo com a necessidade de cada empresa, que tem a possibilidade de contratar mais de uma opção de tamanho.
  • Substitui toda a infraestrutura física de armazenamento.

A tendência é que as empresas não só utilizem, como dependam cada vez mais do Cloud Computing dentro das suas operações, não apenas do ponto de vista de tornar o seu funcionamento mais prático, mas também por uma questão de economia. Para você ter uma ideia, até o Governo Federal pôde experimentar os benefícios do serviço de computação em nuvem e com ele conseguiu economizar R$ 304 milhões.

Quais os benefícios do Cloud Computing?

Se fôssemos levar em consideração que o Cloud Computing literalmente substitui uma sala lotada de equipamentos por um sistema de armazenamento em nuvem que pode ser acessado até pelo seu smartphone, já seria motivo suficiente para qualquer empresa que ainda não conta com essa tecnologia passasse a utilizá-la agora mesmo. Mas as vantagens e benefícios vão além disso:

  • Melhor custo-benefício, pois substitui os hardwares, softwares, além de suprimir os custos com equipamentos e manutenção. 
  • Há também uma economia de energia elétrica, já que não há a necessidade de infraestrutura física para o seu funcionamento.
  • Monitoramento em tempo integral da segurança dos dados, além de tecnologia de firewall que protege de acessos suspeitos e vírus. Fora que todos os dados são criptografados, o que dificulta o seu vazamento.
  • Torna as relações de trabalho mais flexíveis e as demandas mais acessíveis, possibilitando, por exemplo, que um colaborador acesse um arquivo de trabalho sem que ele precise ir à empresa.
  • A escalabilidade é uma das vantagens mais importantes, pois, dá a empresa a possibilidade de reduzir ou aumentar os recursos da cloud computing sempre que ela sentir necessidade.
  • Por último, e não menos importante, aquele item que já fez muitos profissionais quebrarem a cabeça: o backup de arquivos. Não tem mais risco do data center queimar ou do servidor deixar de funcionar. Na nuvem, tudo é salvo automaticamente, o tempo inteiro.

Como utilizar o Cloud Computing?

Com todas essas vantagens, vai ser difícil não querer começar a usar o Cloud Computing agora mesmo. Você pode contratar o serviço de acordo com o que você ou sua empresa precisam e começar a usufruir dos benefícios de ter tudo na nuvem, de forma prática e segura.

Tipos de nuvem

Há a possibilidade de contar com três diferentes tipos de nuvem, a diferença entre elas está justamente naquilo que você precisa e qual a que mais se adequa à sua necessidade, tendo em vista fatores como custo e desempenho. Entenda o funcionamento de cada uma delas:

  • A Nuvem Pública consiste em recursos como servidores e armazenamento que são fornecidos por um provedor e estão disponíveis para serem contratados por qualquer pessoa ou empresa. Neste caso, a infraestrutura fica sob a responsabilidade da provedora.
  • A Nuvem Privada tem o diferencial da exclusividade, uma vez que a infraestrutura dessa nuvem é mantida dentro do seu domínio interno e os recursos e soluções não são compartilhados com outras empresas. Seu acesso é restrito a pessoas selecionadas e autorizadas, como colaboradores e parceiros.
  • Já a Nuvem Híbrida representa a junção dos outros dois tipos de nuvem, conferindo maior flexibilidade no compartilhamento dos dados. Informações e processos mais gerais podem podem ficar na Nuvem Pública e dados mais sigilosos, na Nuvem Privada.

É difícil afirmar qual delas é a melhor ou mais adequada. Se formos observar, as características são complementares e podem trazer soluções importantes para qualquer empresa que queira contar com o Cloud Computing. O que vai determinar a sua escolha é justamente a resposta a essa pergunta: qual delas melhor se adequa ao que preciso ou ao negócio em questão?

Quais os serviços que o Cloud Computing oferece?

Armazenar todos os seus dados em nuvem é uma opção viável e pode ser feita através de vários serviços que podem ser contratados pelas empresas para que as suas demandas e necessidades sejam plenamente atendidas. Esses serviços, basicamente, dividem-se em 3:

  • A Infraestrutura como Serviço (IaaS) permite que a empresa contrate toda a infraestrutura necessária para que suas aplicações sejam armazenadas. Neste modelo, a empresa usa aquilo que estiver de acordo com a sua demanda e paga somente pelo que utilizar. É recomendado para negócios em processo de crescimento contínuo, que podem usufruir do diferencial da escalabilidade, tendo a possibilidade de aumentar ou diminuir a quantidade de servidores a depender dos dados e tráfego de cada mês.
  • No caso da Plataforma como Serviço (PaaS), uma plataforma é disponibilizada para que a empresa gerencie e otimize softwares e aplicativos. Basicamente, a empresa cuida da programação e a manutenção e atualização são de responsabilidade do provedor.
  • Através do Software como serviço (SaaS) a empresa pode acessar o software e utilizar seus recursos sem a necessidade de que ele seja instalado em uma máquina ou de comprar uma licença, já que a ferramenta é 100% online. Há a possibilidade do pagamento de uma tarifa, um valor que geralmente é calculado apenas de acordo com o uso.

Vale a pena ter o Cloud Computing na minha empresa?

Independentemente do porte da empresa, do perfil de negócio ou da área de atuação a qual ela pertence, o Cloud Computing certamente tornará todos os seus processos mais práticos e seguros, além, é claro, de possibilitar uma economia de recursos que pode permitir que outros investimentos sejam feitos visando o crescimento da empresa.

A nuvem chegou para fazer parte das nossas vidas em todos os níveis, já que atualmente a tecnologia se tornou praticamente uma extensão do nosso ser e os dados e arquivos viraram parte integrante de todas as nossas atividades, sejam a nível pessoal ou profissional.

Você pode escolher o tipo de nuvem ou o serviço que mais tenha a ver com aquilo que você precisa, mas, uma coisa é certa: o Cloud Computing é a melhor escolha para manter o seu negócio conectado com o futuro.