Nuvem segura: como garantir que os dados da sua empresa e clientes estarão sempre protegidos?

Se você já utiliza os sistemas de computação em nuvem na sua empresa, certamente conhece todos os benefícios desse modelo de armazenamento...

Se você já utiliza os sistemas de computação em nuvem na sua empresa, certamente conhece todos os benefícios desse modelo de armazenamento de arquivos, mas talvez ainda tenha algumas dúvidas sobre a sua segurança. Acompanhe este artigo e veja quais são as ferramentas utilizadas para manter seus dados protegidos e a sua nuvem segura.

O que é uma nuvem segura?

Quando você compra uma casa, uma das primeiras coisas que vem à mente é como mantê-la segura, não é? E para isso existe a cerca elétrica, as câmeras de segurança, os sistemas de alarme e muitos outros aparatos que visam preservar a integridade da sua residência.

O mesmo se aplica ao momento em que você adquire um carro, sendo o seguro uma de suas primeiras preocupações, assim, você tem uma garantia de proteção em caso de algum infortúnio.

Vamos usar esses dois exemplos acima em uma analogia com os dados e arquivos armazenados na arquitetura de nuvem que você contratou para sua empresa. Eles também precisam estar seguros e, para isso, existe a Segurança na Nuvem, que consiste numa junção de tecnologias e práticas que objetivam manter os seus dados com a devida proteção.

Isso quer dizer que os modelos convencionais de proteção que comumente são utilizados não são suficientes para manter a sua nuvem segura, já que seus recursos de proteção são distribuídos e interdependentes. 

Quando falamos em nuvem segura, os cuidados precisam ser redobrados, especialmente quando nos referimos às nuvens públicas, onde há um compartilhamento de um mesmo espaço por mais de uma empresa. 

Como a segurança na nuvem pode me ajudar?

Que é importante manter a sua nuvem segura, você já sabe, mas de que forma isso pode te ajudar a garantir a proteção dos seus dados e arquivos?

Quando você investe em segurança de nuvem, passa a contar com controles de segurança e um aperfeiçoamento dos processos que tornam o seu sistema mais preparado e te mantém informado sobre qualquer atividade suspeita, como invasões que podem ocorrer.

Além disso, com a nuvem segura, você tem a possibilidade de fazer a recuperação dos seus dados, caso eles sejam perdidos, a garantia da proteção do armazenamento e das redes e prevenir toda e qualquer ameaça.

Vale salientar que uma nuvem segura com a devida efetividade é resultado de uma responsabilidade conjunta, tanto dos provedores contratados quanto dos usuários que contratam o serviço, que precisam garantir a integridade dos seus dados por meio do uso correto e de ações preventivas.

Como a segurança na nuvem é feita?

Como a nuvem segura provém de medidas multifatoriais, ou seja, não se restringe a uma única ação, não há uma maneira específica de definir como ela ocorre, mas é preciso entender todo um conjunto de medidas que, de certa forma, visam atingir o mesmo objetivo: garantir que as informações estejam protegidas e sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas.

Podemos mencionar diferentes tipos de ferramenta que ajudam a manter a nuvem segura, como a criptografia, que permite que os seus dados sejam lidos apenas por pessoas que possuam a chave e se tornem inelegíveis em caso de perda ou roubo.

É importante também determinar quem pode acessar seus dados, por um gerenciamento de identidade e acesso, evitando, assim, que usuários com más intenções possam ter acesso direto a informações privadas. Através deste mecanismo, também é possível gerenciar todas as suas senhas.

Os firewalls de próxima geração também se mostram muito mais eficazes que os convencionais, visto que há uma maior compatibilidade com os aplicativos atuais e possuem um escudo de proteção melhor preparado para lidar com ameaças mais robustas. 

Os planos de retenção de dados e planejamento de continuidade de negócios também são aliados importantes para que dados perdidos possam ser recuperados, principalmente por métodos como os backups. 

Quais práticas seguir para manter a nuvem segura?

A tecnologia e as ferramentas de proteção são importantes nesta espinha dorsal que ajuda a manter a nuvem segura, mas sem a adoção de um conjunto de práticas e medidas que devem ser seguidas por todos, essa proteção poderá não ser tão completa.

É de responsabilidade tanto dos usuários quanto dos provedores, por exemplo, que a manutenção e configuração de segurança do sistema estejam mantidas e que todos tenham as orientações necessárias sobre a segurança do usuário.

Em caso de empresas, é imprescindível que todos tenham uma visão geral da arquitetura para que falhas sejam evitadas. Outra medida importante é não utilizar as configurações padrões, que é como escancarar as portas para que hackers possam adentrar e agir livremente.

Não custa lembrar, também, de sempre escolher senhas seguras, evitando termos que sejam facilmente identificáveis e optando pela mescla entre diferentes caracteres, como números, letras e símbolos.

Ter um antivírus e um anti-malware também não deixam de reforçar a proteção contra possíveis invasores e garantir uma nuvem segura. Outra prática que também pode ajudar bastante são os backups regulares, para se ter uma restauração mais facilitada dos dados no caso de uma interrupção abrupta.

A nuvem é mesmo mais segura?

Tudo que é novo desperta questionamentos e gera a necessidade da busca por informações a seu respeito, por isso é perfeitamente compreensível que você ainda tenha dúvidas sobre a nuvem segura e se sua proteção é realmente superior quando comparada a dos sistemas legados.

Há muitos aspectos que apontam uma vantagem dos sistemas de segurança na nuvem em detrimento dos moldes tradicionais. Podemos considerar, por exemplo, a redução nos custos de manutenção, um maior suporte tecnológico, inclusive com o auxílio de IA em muitos casos. 

A nuvem segura também permite uma maior proteção dos seus dados, tendo em vista que não há a dependência de um hardware. A possibilidade de salvamento automático também é um ponto a favor, que dificulta a perda de arquivos.

Mas ter todas essas vantagens em mãos não significa que você, simplesmente, não tenha o mínimo de preocupação com a segurança da nuvem. Pelo contrário, ela exige de todos que a utilizam um olhar diferente na forma de proteger o seu sistema de armazenamento.

Há riscos?

Toda situação que exige alguma medida de segurança envolve um ou vários riscos, seja na tecnologia ou em qualquer área da vida. Embora os recursos de proteção existam e tenham eficácia comprovada, há, sim, ameças que podem trazer problemas para uma nuvem segura as quais você precisa se atentar e redobrar os cuidados.

Apesar do suporte tecnológico, pode haver um erro humano que comprometa a configuração dos controles de acesso por parte do usuário. Há ainda o risco de ameaças conhecidas como o phishing e o malware, além da possibilidade do vazamento de informações caso a segurança não seja tratada com a devida prioridade.

É preciso entender a amplitude que envolve uma nuvem segura, afinal, não estamos falando de proteger equipamentos fixados em um local, mas de ambientes conectados o tempo inteiro e que podem se tornar presa fácil para pessoas mal-intencionadas.

Fatores como queda de energia também podem ter um impacto na segurança dos dados, podendo causar a perda definitiva de informações caso o data center onde elas se encontram passe por alguma situação do tipo.

Mas, ainda assim, são riscos que podem ser prevenidos desde que você contrate um provedor que ofereça serviços de qualidade e mantenha todos os cuidados para garantir uma nuvem segura.

Armazenamento em nuvem: uma solução segura, prática e eficaz.

Não restam dúvidas de todas as vantagens que a sua empresa ganha ao adotar o sistema de armazenamento de nuvem para os seus dados e arquivos. Mas é preciso ter a certeza de que as configurações de segurança estejam alinhadas para garantir uma maior proteção.

Para conhecer um pouco mais e contar com uma Cloud Corporativa de alto desempenho que trabalha ao seu lado, entre em contato com a Omid Solutions e encontre a solução que melhor se adéqua à sua necessidade. 

E não se esqueça de utilizar cada uma das dicas que você aprendeu com este artigo para ter uma nuvem segura à sua disposição.